Dicas de Som Automotivo

Som Automotivo é uma das principais paixões dos aficionados por carros. Colocar um som de carro bacana ou até um DVD automotivo, um módulo potente, alto falantes poderosos e caixas seladas e bazucas é a primeira coisa que passa pela cabeça de quem curte um som alto e claro no carro.

O som automotivo além de personalizar o carro também virou febre mundial e hobbie de muitas pessoas. Hoje há diversos eventos no Brasil e mundo dedicado exclusivamente para aqueles que tem interesse por som de carros e querem dicas para montar seu projeto ou apenas conhecer mais do assunto, ver novidades e tendências. Nesses eventos é possível conhecer de perto as principais empresas do setor do áudio automotivo que exibem seus produtos e lançamentos e também conhecer projetos de som automotivo de outras pessoas.

Dicas de Som Automotivo

A principal dica para quem está começando a se aventurar no mundo do som automotivo é pesquisar bastante antes de comprar qualquer coisa. Vá até lojas especializadas em som para carros e converse com quem é especialista no assunto. Peça orientação sobre a importância de cada componente do sistema de som e conheça as principais marcas. Em algumas lojas de som automotivo ainda é possível testar os equipamentos antes e descobrir qual se adequa mais ao seu projeto. Também converse com amigos que entendam do assunto e veja seus projetos.

Reúna o máximo de informações que você puder antes de fazer qualquer coisa. Assim você terá certeza que estará fazendo a melhor compra e a mais adequada ao seu objetivo.

Projetos de Som Automotivo

O projeto do som automotivo pode variar de acordo com as necessidades e do valor a ser investido. A premissa é de que nem sempre o melhor é o mais caro pois há vários itens que compõe um bom projeto de som pra carro que tem excelente qualidade e custam muito menos que as marcas mais conhecidas.

Fuja desses projetos de som prontos vendidos em caixas com o player, módulo, caixa e falantes pois nem sempre são itens de qualidade e isso pode influenciar negativamente no teu projeto.

Um bom projeto básico se resume em um bom player, 2 ou 4 alto falantes, módulo de potência (amplificadores) e uma caixa pra aumentar os graves. Há ainda alguns projetos de som automotivo que incluem mais auto falantes, caixas, subwoofers, cornetas, etc.

Como instalar um Som Automotivo

Para instalar um som automotivo é sempre ideal recorrer a especialistas no assunto. Caso você não tenha conhecimento e/ou experiência no assunto o melhor é ir até uma loja de som pra carros e deixar que eles instalem. Uma instalação de som mal feita pode queimar os componentes do conjunto ou comprometer a fidelidade do áudio final.

Caso você mesmo que vá instalar o ideal é colocar os falantes no compartimento original do carro. Amplificadores, caixas seladas ou dutadas e subwoofers podem ir no porta-malas do veículo. Dê preferência aos cabos blindados pois são resistes a ruídos e interferências eletromagnéticas.

Com essas dicas de som automotivo você já está pronto para começar a se aventurar no mundo do som para carros. Não se esqueça de pesquisar muito e conversar bastante com técnicos e amigos para ter certeza sempre da melhor compra e tornar seu esquema de som automotivo incrível!

5 comentários
  1. Posted by Jhoni Souza
  2. Posted by Rodrigo
  3. Posted by Rodrigo
  4. Posted by Ilaria
  5. Posted by Felipe

Deixe um comentário