Instalação de som automotivo

Quando compramos um novo som automotivo, não vemos a hora de vê-lo funcionando. Mas as vezes, não temos um profissional por perto para fazer a instalação... e então, o que fazer?

Claro, tentamos nós mesmos fazer a instalação do som. Mas espera aí... você então percebe que não sabe como montar um som automotivo de qualidade. E para dar uma mão para aqueles que não tem nenhuma noção de como instalar um som automotivo, preparamos um tutorial que poderá ajuda-lo nessa hora.

Primeiramente, verifique se existe fiação e conectores adequados. Eles devem estar no mesmo local onde será instalado o aparelho de som automotivo. Caso eles não estejam lá, você deverá puxa-lo, mas antes, alguns cuidados deverão ser observados, para que não haja nenhum curto circuito: desconecte o cabo negativo da bateria, justamente para evitar qualquer chance de curto circuito.

Procure então pelo fusível responsável pelo sistema de som automotivo, se precisar, olhe no manual do veiculo, procure por instalação de som automotivo, ou algo parecido. Neste lugar, você deverá conectar um cabo de bitola 2,5 mm e puxa-lo até o compartimento onde será instalado o aparelho de som. Depois você deverá utilizar um cabo de cor mais escura, para aterrá-lo em algum ponto da carroceria. Ao instalar o som automotivo, tente não furar a carroceria e utilize conectores, para aumentar a segurança.

Dicas: Evite passar os condutores de alimentação próximos de motores elétricos, relês e qualquer outro dispositivo que possa causar interferência e ruído no rádio.

A fiação para os alto-falantes também deverão receber atenção especial, assim como os fios de alimentação, pois os fios dos alto-falantes também estão sujeitos à interferência por ruído e danos mecânicos. Portanto, ao passar com a fiação dos falantes sob o painel do veículo, tome o mesmo cuidado dispensado aos cabos de alimentação. Verifique no manual do aparelho de som a posição correta e as cores de cada cabo, e certifique-se que o cabo de cor escura esta conectado em alguma parte da carroceria. Em alguns casos, pode sobrar um fio, então deixe isolado e solto. Se depois você instalar um modulo de potência, é este fio que deverá usar.

Tendo todos os cabos, incluindo o cabo da antena, posicionados junto ao painel do veículo, vamos encaixar a cinta de fixação do rádio que acompanha o aparelho encaixando-a no painel de instrumentos e dobrando firmemente as lingüetas com uma chave de fenda ou ferramenta adequada para que não fiquem soltas e fazendo barulho, podendo também fazer com que seus discos pulem demasiadamente.

Faça uma análise nos cabos do painel, verifique se não faltou nenhum fio e não esqueça de conectar o cabo negativo de volta a bateria para a verificar da tensão elétrica 12 v nos fios que alimentarão o radio.

Em seguida conecte os cabos ao terminal de encaixe do aparelho, observando no manual do aparelho, qual a função de cada cabo, para que não haja nenhum engano na hora de conectar no aparelho.

Depois de conectar o cabo na parte traseira do radio e a antena, é hora de encaixa-lo no compartimento. Empurre até ouvir um clique. Faça um teste antes de parafusa-lo, para ver se tudo esta corretamente conectado. Estando corretamente conectado, parafuse-o. Agora é só seguir as instruções do manual para ajustar o som ao seu modo.

4 comentários
  1. Posted by roberto
  2. Posted by Conrado
  3. Posted by Gustavo andre richter
  4. Posted by Marques

Deixe um comentário