Instalar som usando o Mega Capacitor

Um componente que esta cada vez mais presente em projetos de som é o Mega Capacitor Automotivo. Mas qual a sua função? É realmente aconselhável a instalação?

Quando um som muito grave é gerado pelo amplificador, ou batidas muito rápidas, muita energia é consumida da bateria, que na maioria das vezes, demora para se reestabilizar. Essa demora faz com que, as vezes, o som grave saia sem aquele efeito esperado.

Para resolver este problema, o mega capacitor automotivo entra em ação, despejando uma carga acumulada de energia, equilibrando e estabilizando essa perda na bateria. Com isso voce obtém um perfeito sistema de som sem desequilíbrio e com mais qualidade, além de manter a vida útil da sua bateria.

É recomendado principalmente em carros cujo a bateria esta comprometida com outros componentes. E você percebe quando, por exemplo, ao tocar um som as luzes piscam conforme as batidas. Para obter um bom resultado, é recomendado o uso de 1 Farad para cada 500 w RMS de áudio ou 1000 W de potência.

Quanto à instalação, é extremamente importante carregá-lo antes. Se instalado sem carga, poderá danificar os terminais. Para isso, voce pode seguir algumas instruções de como carregá-lo.

Mega Capacitor

Voce vai precisar dos seguintes materiais:

1 lâmpada de 12 Volts de 5 a 21 Watts (lâmpada da lanterna do carro) e fios.

Instalar som usando o Mega Capacitor

Mega Capacitor

Procedimento:

Conecte no terminal negativo do capacitor um fio que esteja aterrado na lataria no carro, ou negativo da bateria. Não precisa furar a lataria do seu carro. Depois conecte um fio em um dos pólos da lâmpada e depois, conecte no terminal positivo do capacitor. Agora conecte um outro fio no outro polo da lâmpada e logo em seguida, em um fio que tenha carga positiva de 12 Volts. Em mais ou menos 90 segundo a lâmpada que estará acessa, se apagará. Nesse ponto o Mega capacitor estará com a sua carga completa e pronto para ser instalado.

E para instalar sem ter nenhum problema, utilize fios com a maior bitola possivél ou a mesma bitola do fio utilizado para ligar o amplificador à bateria. Aterre o fio terra do capacitor de preferência no mesmo lugar do terra do amplificador, pois assim, voce evitará os loops de corrente de terra. Quando utilizar mais de um capacitor, ligue-os em paralelo. Ou seja, positivo com positivo, negativo com negativo. Assim voce somará a capacitancia, manterá a mesma tensão maxima. Instale o seu Mega capacitor em um lugar onde de tenha ventilação, afim de evitar risco de explosão. Apesar de serem totalmente selados, se trabalharem em tensões maiores ou se as polaridades forem invertidas, podem explodir.

8 comentários
  1. Posted by andre
  2. Posted by Marcelo Som Brasil
  3. Posted by Renato Leno
  4. Posted by Tiago
  5. Posted by Oscar H. Martins
  6. Posted by tino mendes
  7. Posted by Luiz
  8. Posted by junior rocha

Deixe um comentário