Ar condicionado automotivo

Com a chegada do calor, um dos itens de carro que faz mais falta é o ar condicionado automotivo. Se você tem um carro que não conta com ar condicionado deve saber bem... no trânsito, em uma viagem e qualquer situação que fique difícil abrir os vidros, o sofrimento é enorme.

Mas e agora com o 13º salário, pra você que não pensa em trocar de carro tão cedo, será que vale a pena instalar um ar condicionado automotivo na caranga? Qual o preço disso? O resultado final fica tão bom quanto o de um carro que saiu com ar condicionado de fábrica?

São muitas perguntas que vamos tentar responder com clareza.

Ar Condicionado Automotivo

Antes de tudo você deve levar em conta que o barato pode sair caro. Ou seja, desconfie de oficinas que cobrarem um valor muito abaixo da média. O preço de um kit de ar condicionado automotivo novo fica em torno de R$ 1.800,00 – um valor bem salgado se comparado a um kit usado, que as pessoas costumam utilizar bem em seus veículos (desde que esteja em boas condições e bem instalado).

Ar Condicionado Automotivo

Ar Condicionado Automotivo

Se o serviço for feito por um bom profissional, não tem problema em comprar um kit usado. Mas não mantenha esperanças de que você vai retomar o dinheiro quando vender o carro, pois kits instalados posteriormente não costumam valorizar o veículo.

Outro ponto importante que você deve considerar é o aumento no consumo de combustível que um kit de ar condicionado para carros representa. Lembre-se que, para funcionar, o aparelho utiliza o combustível do veículo e você também perderá potência toda vez que utilizar o ar condicionado. Mas isso vale para qualquer ar condicionado automotivo – tanto os de fábrica quanto os instalados posteriormente.

Por fim, lembre-se que o ar condicionado de qualquer carro também precisa de manutenção e higienização (para evitar problemas de quebras, mal cheiro e até riscos à saúde). E isso também significa gasto.

No fim, estando cientes de cada vantagem e desvantagem representada pelo aparelho de ar condicionado no carro, se você se decidir por instalar, procure uma boa empresa ou oficina, invista na instalação e não tenha problemas futuros e garantia de satisfação. Boa Sorte!

Deixe um comentário