Assento para carro

Assento para carro, cadeirinha de carro, bebê conforto, cadeirinha para carro, cadeira para carro, cadeira de carro, assento infantil, cadeira para carro, assento de elevação, assento para auto, booster, poltrona reversível... não importa como você o chama, o fato é que agora é LEI.

Assento para carro

Assento para carro

E como toda lei remete a punição caso não cumprida pela sociedade - ou seja, você - é melhor estar por dentro do assunto para não acabar recebendo uma multa ou mesmo ocorrendo (Deus nos livre) algo pior, no caso das cadeirinhas e assentos, ainda existem muitas dúvidas que pretendemos sanar agora.

O uso da cadeirinha de carro agora é obrigatório no Brasil e quem não utilizá-la será punido com multa. Isso porque as autoridades perceberam que o número de casos fatais diminuem quando há o uso do acessório, até então opcional. Segundo dados do SUS (Sistema Único de Saúde), em 2005 acidentes de transporte mataram 573 crianças de 0 a 4 anos no Brasil -- e o número pode estar subestimado.

Assento para carro

Há uma grande variedade de cadeirinhas nas lojas e existe uma confusão em saber qual é a mais adequada. Existem três tipos principais de poltronas para crianças e, mais importante do que a idade, é o peso e a altura da criança.

Bebê Conforto

O Bebê-conforto é um tipo de cadeirinha adequada para bebês recém-nascidos, com até 9 kg. São mais reclinadas e devem ser colocadas de costas para o banco da frente do carro. Muitas vezes esses modelos possuem uma base que fica acoplada ao cinto de segurança, o que facilita a retirada da cadeirinha.

Poltrona reversível

As Poltronas reversíveis são cadeirinhas projetadas para carregar desde recém-nascidos até a criança que atinge 16 kg (ou até mais, dependendo do modelo). Enquanto o bebê é pequeno, deve-se instalar a poltrona reversível de costas para o banco da frente do carro.

Booster

Os boosters são poltronas para o posicionamento do cinto do carro.: São banquinhos que servem para a criança ficar mais elevada e, dessa forma, usar o cinto do carro na posição correta. Caso o modelo do seu booster seja sem encosto, é necessário que o carro tenha proteção para a cabeça, caso contrário, um acidente pode causar lesões na medula espinhal.

Apenas crianças com mais de 4 anos de idade podem usar esse tipo de poltrona, segundo a resolução do Contran, e deve ser utilizada por crianças até 7 anos de idade ou, de preferência, até atingir 1,45 m de altura. A partir daí ela pode passar a utilizar o cinto normal do banco, sem assento.

Compre Cadeirinhas para carro com segurança.

6 comentários
  1. jacqueline
  2. jacqueline
  3. alessandro
  4. SARAH
  5. Lucia
  6. Diego Rodrigues

Deixe um comentário