Cambio Automático

Já faz um tempo que uma nova tecnologia vem ganhando o mercado brasileiro. Na verdade essa tecnologia nem é tão nova assim pois nos Estados Unidos ela já existe desde 1950. O cambio automático é um cambio capaz de trocar de marcha por si só, geralmente encontrado em carros mais luxuosos, é o sistema contrario do câmbio manual. Por mais que não seja muito famoso aqui no Brasil, em outros países, como Os Estados Unidos, já faz muito sucesso é encontrado em 80% dos carros vendidos, indiferente do preço.

O Cambio Automático

O cambio automático é um sistema muito mais simples do que parece. ao contrário do cambio manual ele funciona com engrenagens planetárias de diferentes tamanhos que ficam engatadas entre si. O sistema avalia a relação entre a velocidade do carro (Km/h) com a rotação do motor (rpm) para fazer as trocas de marchas necessárias.

Para se usar o cambio automático basta coloca-lo em uma posição inicial e sair andando. Na maioria dos casos existem 5 ou 6 posições diferentes de cambio para que você tenha melhor proveito das marchas, confira quais são:

  • P - Park (Mas usado para estacionar o veículo pois bloqueia as rodas de tração)
  • R - Reverse (Se você entende um mínimo de inglês já entendeu que essa é a marcha ré)
  • N - Neutral (Esse é o famoso ponto morto)
  • D - Drive (É a posição mais usada de todas, serve para fazer o carro ir para frente em diferentes velocidades)
  • 4,3,2 e 1 - são usados para bloquear a marcha naqueles momentos em que é necessário uma pequena forçada no motor, como numa rampa bastante íngreme por exemplo.

Dúvidas sobre cambio automático

Por não ser algo muito conhecido ainda, existem diversas dúvidas sobre o cambio automático. Então vamos tentar resolve-las. Para começar vamos falar um pouco de dinheiro pois, uma dúvida frequente é quanto sobe no valor no carro se ele vier com cambio automático.Na verdade a maior parte dos carros equipados com o cambio automático, não possuem versões com cambio manual porém como o sistema tem ganhado muito mercado e já está sendo instalado em carros de classe média existem aqueles que possuem câmbio automático em suas versões mais bem equipadas, se for para dar um valor podemos dizer que o cambio automático é geralmente encontrado em carros ou versões com preços acima de R$40.000,00.

Outra dúvida, um pouco menos comum mais que não deixa de ser dúvida é se é possível trocar o cambio manual pelo cambio automático, e a resposta é sim porém, existe um problema. Para fazer esta troca é necessário mudar todo o sistema eletrônico do carro e isso pode chagar a custar mais de R$10.000,00, já incluindo material e mão de obra. Por este motivo é muito mais lógico, comprar um veículo que venha com o cambio automático de fábrica pois a diferença de preço será muito menor do que se uma instalação for feita depois da compra.

Vantagens e desvantagens do cambio automático

Outro assunto importante do qual devemos tratar são as vantagens e desvantagens de um cambio automático. Para começar já podemos adiantar que existem mais vantagens do que desvantagens como por exemplo:

  • Conforto
  • segurança
  • Facilidade
  • Praticidade
  • Maior durabilidade do motor
  • Maior durabilidade dos componentes de transmissão

Desvantagem só existe uma, o grande problema é que na maioria das vezes esse é o problema que mais atrapalha, o preço. Já de entrada, na hora de comprar um carro com cambio automático você provavelmente terá que pagar um preço um pouco maior pelo seu carro, depois será necessário uma revisão a cada 50.000 Km na qual provavelmente será feita a troca de fluídos, que sairá muito mais caro do que a do cambio manual e para terminar sempre que o sistema apresentar algum tipo de problema o bicho vai pegar pois o concerto pode chegar a custar de 20% a 40% do valor total do veículo, isso mesmo do veículo e dependo do ano do modelo a percentagem pode até aumentar.

Agora chegamos ao fim, esperamos ter conseguido tirar todas as dúvidas e esclarecer um pouco mais sobre o que é o cambio automático. Não esqueçam de curtir e dar o +1, até a próxima.

Deixe um comentário