Como instalar o Kit Xenon

Vilão ou Herói. Há quem defenda o uso do farol Xenon, alegando que ele aumenta a segurança e o conforto nas estradas e no trânsito. Porém, se você estiver dirigindo e vir um carro com faróis Xenon no sentido oposto, sabe que ele pode praticamente cegar por alguns minutos.

Mas isso só se o Xenon for mal instalado. Houve até uma discussão e uma lei mal interpretada onde se dizia que o Xenon estava proibido. Mas hoje tudo isso já foi bem esclarecido, não é mesmo ?
Mas como fazer a instalação do farol xenon? É necessário levar ao mecânico - eletricista ou pode-se fazer em casa mesmo?
Bem, se você não tiver conhecimentos técnicos e da legislação brasileira e nem as ferramentas corretas, leve seu kit de lampada xenon ao profissional capacitado.

O procedimento de instalação de um conjunto de lâmpadas de farol de xenon é considerado até um procedimento simples , mas deve-se seguir algumas regras, que como já falamos, envolvem a legislação brasileira.
De início, o técnico deve tomar cuidado com aplicação adequada do produto em cada veículo, que pode ser compatível com os modelos de lâmpadas H1, H4, H7 e HB4.

A legislação brasileira entra com a resolução do CONTRAN 692/88, que determina que a potência elétrica máxima de uma lâmpada automotiva deve ser de 68W, sendo que os modelos de xenon têm 35W.

Um outro ponto abordado e controlado pela lei é a temperatura de cor, ou seja, quanto maior a temperatura de cor da luz emitida mais branca ou azulada será.

As lâmpadas originais de fábrica possuem a temperatura de 3.300 k. Já as de xenon têm 6.000 K, que são permitidos pela legislação. É importante também estar atento à chamada “linha de corte” para evitar o ofuscamento de outros motoristas. A linha de corte não deve estar sempre abaixo do espelho retrovisor do outro carro, para não atrapalhar outros motoristas.

Como Instalar Kit Xenon

Como Instalar Kit Xenon

Como instalar o Kit Xenon


Primeiro passo

Não é em todos os casos, mas em alguns veículos vai ser preciso remover o pára-choques para instalar o kit xenon. A seguir retire também o farol.

Passo 2

Ao soltar a lâmpada convencional do farol, tome cuidado com as buchas e travas que prendem a peça.

Passo 3
Sem pegar no bulbo da lâmpada Xenon, coloque-a no farol, segurando na parte de borracha. Separe então o conjunto para instalar depois.

Passo 4

Conecte o chicote na bateria e no chicote original do veículo. Você deve ligar os fios positivo, de 12V e os fios terra. Depois ligue o fio de 12V, que deve ser conectado no pólo positivo da bateria e os dois fios terra devem ser presos na lataria do carro. Procure organizar os fios com abraçadeiras.

Passo 5

Agora faça a conexão dos chicotes do Kit Xenon com o chicote original do carro.

Passo 6

Passe o chicote para o outro lado para poder fazer a ligação no outro farol.

Passo 7

Instale o conector da central eletrônica, que faz o controle do farol alto e baixo

Passo 8

Encaixe o outro lado do conector no starter, que já está preso no reator.

Passo 9

Coloque o farol de volta com os conectores do chicote no local correto.

Passo 10

Escolha um lugar para a fixação dos starters, coloque a fita dupla-face e organize os fios com as abraçadeiras.

Passo 11

O próximo passo é conectar o chicote do kit xenon na lanterna.

Passo 12

Por fim, recoloque o farol com o kit de conversão xenon instalado.

Fonte: http://www.omecanico.com.br/

1 comentário
  1. VALDIR NEGRI

Deixe um comentário