Como reduzir o consumo e economizar combustível

Nos dias de hoje, economizar combustível não preocupa somente o bolso das pessoas, mas também uma questão de meio ambiente.

As fabricantes de veículos automotores investem cada vez mais em tecnologias e estudos para criarem motores mais potentes e menos poluentes. Já é possível, por exemplo, encontrar carros híbridos, que não dependem somente da combustão, mas sim de motores elétricos para se movimentarem. Logo mais teremos carros totalmente elétricos entre nós. Mas atualmente estes ainda são veículos bem caros e podem demorar um pouco para tornarem-se acessíveis à um publico com menor poder aquisitivo.

Porém, existem outras formas de se tornar seu carro menos agressor à natureza e ainda economizar combustível e dinheiro. Vamos mostrar algumas formas que, se adotadas e seguidas com empenho, tornam possível alcançar a marca de até 35% de economia. São coisas simples, mas funcionam. São dicas legais que você pode aplicar no dia a dia:

- Ao sair, acelere progressivamente, sem afundar o pé no acelerador evitando as saídas bruscas e cantadas de pneus. Obedeça o tempo de troca das marchas - se trocadas cedo demais, o motor fica mais lento, além de consumir mais combustível, pois precisara de mais força. Se trocadas em um tempo acima do normal, além de elevar os giros do motor, diminuem o tempo de vida útil do mesmo, além de gastar mais combustível.

- Prefira abastecer em postos de confiança, tente abastecer em um numero pequeno de postos. Assim você diminui o risco de utilizar combustíveis de má qualidade ou procedência desconhecida. Você também pode procurar pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), uma lista com postos autorizados através do site www.anp.com.br. Quando for encher o tanque, não permita que o frentista encha além do desligamento automático da bomba. O excesso de combustível no tanque danifica o filtro de gases que há ali (Canister) além do risco de transbordar e corroer a pintura do seu carro.

- Não esqueça das manutenções periódicas e tente obedecer o tempo entre cada revisão. Suspensão desalinhada além de causas outros problemas, também aumenta o consumo. Faça o alinhamento sempre que passar por vias esburacadas ou terrenos muito acidentados, ou, a cada 10 mil quilometros. Calibre os pneus de preferência uma vez por semana, pois pneus murchos tendem a serem mais resistentes à rolagem, exigindo mais força do motor e mais consumo de combustível. Consulte o manual do veiculo e veja as medidas necessária para calibragem dos pneus do seu carro.

- Verifique os filtros de ar e de combustível e se for necessário, substitua por novos. Os filtros entupidos podem consumir até 10% a mais de combustivel.

- Evite descer vias em ponto morto, pois o consumo é maior do que pensamos, além de ser arriscado e perigoso. Sempre desça as vias engatado. Use o ar condicionado com mais moderação. Com ele ligado o consumo chega a ser de até 25% a mais. Dirigir com os vidros fechados favorece a aerodinamica do carro, diminui o atrito do vento com o carro e contribui para um menor consumo de combustível.

- Evite também carregar peso extra sem necessidade, como caixas e pilhas de jornais velhos e revistas. O peso extra exige mais força do motor além de diminuir o tempo de vida útil das peças da suspensão. Em carros mais novos, não há necessidade de esperá-lo esquentar. Você pode sair assim que ligar o carro, só não force o motor.

Estas são algumas dicas que poderão lhe ajudar à economizar combustível. Uma vez que o combustível esta ficando cada vez mais caro, você economiza e ainda contribui com a preservação do meio ambiente, lançando menos gases poluentes e ainda, preserva a sua caranga.

2 comentários
  1. Portal Colina
  2. Edvaldo

Deixe um comentário