Fiat Mio

Em meados de 2009,  a Fiat estava com um projeto muito empolgante e envolvente: um carro colaborativo. E hoje, enfim, temos o Fiat Mio - um carro conceito feito com a participação do publico fanático por carros, internautas, profissionais de várias áreas, pessoas de vários lugares do planeta que contribuíram com suas ideias.

Começou com a ideia de uma plataforma na internet, onde as pessoa entrariam e deixariam as suas ideias e impressões, de como elas queriam um carro, do que achavam importante em um carro e a Fiat dividiu o processo em 4 partes para tornar isso uma realidade.

A primeira parte foi um processo de estudos sobre a visão de especialistas em varias áreas de como eles enxergam o futuro do automóvel. Com isso a Fiat criou a base para discussões sobre as especificações do Fiat Mio.

A segunda parte foi a elaboração das especificações com o principio das ideias de internautas e das equipes de Centro Estilo e Engenharia da Fiat.

Já a terceira parte foi a leitura e o processamento das milhares de ideias enviadas pelos internautas. De ideias simples como a saída do ar condicionado a ideias técnicas, onde a Fiat teria um árduo trabalho para analisar e transformá-las no projeto físico do Fiat Mio. Foram mais de 10.000 ideias enviadas por internautas de todo o planeta.

A quarta e ultima etapa do projeto, ideias de comunicação do Fiat Mio, marketing e a marca do produto,  foram criadas em conjunto com os consumidores. A colaboração foi aberta para consumidores, especialistas, formadores de opinião, academicos, qualquer pessoa em qualquer parte do mundo.

Enfim, a criação final e apresentação física do Fiat Mio aconteceu no ultimo salão do automóvel. Mesmo não tendo a sua parte interna mostrada ao publico, a Fiat diz que o seu interior possui toques inovadores e muita tecnologia. Dentre elas Display HUD ( Head Up Display), volante com vários comandos, tela touch screen, aplicativos e gadgets. Linhas sofisticadas e formato para uma melhor aerodinamica. Com as  dimensões de 156 cm de largura, 153 cm de altura e 250 cm de comprimento.

A Fiat já havia lançado outros dois projetos de Concept Car à algum tempo atrás, mas este foi o primeiro projeto onde ela permitiu a participação publica ea Fiat também foi a primeira nesse tipo de projeto, onde voce poderia opinar sobre a construção de um carro.

A AgenciaClick, que já trabalha com a Fiat à 8 anos, é responsável pela criação da plataforma colaborativa, toda a estratégia de comunicação digital e gestão operacional do Fiat Mio. Como ainda não está sendo vendido, ainda não se sabe o Fiar Mio Preço.

Se voce ainda não o viu, poderá ver como ficou. Se voce já viu, veja novamente.

Deixe um comentário