Kit Xenon

Antes de falarmos sobre o Kit Xenon é necessário explicar a origem do termo. Xenon (ou Xenônio) é um gás encontrado na atmosfera terrestre. Esse gás emite uma quantidade de luz ao sofrer uma descarga elétrica e por isso é muito utilizado em lâmpadas que exigem grande quantidade de luz como, entre outros, os flashes fotográficos.

O Kit Xenon

Devido a grande intensidade da luz as lâmpadas que contém o gás Xenônio passaram a ser utilizadas também nos sistemas de iluminação de veículos através do famoso Kit Xenon. Essas lâmpadas emitem uma forte luz branca que aumenta a visibilidade do motorista ao trafegar por nossas estradas tão mal iluminadas.

O kit xenon normalmente vêm com duas lâmpadas de gás, uma para farol baixo e outra para farol alto, e toda a parafernália necessária para instalação (cabos, starters, etc).

Xenon: proibido ou legalizado?

Apesar do que foi dito na mídia, o Kit Xenon não é proibido. Porém se seu kit estiver mal instalado você pode ser multado pois há um limite da capacidade das lâmpadas e da "linha de corte" dos faróis.

O kit deve conter lâmpadas de, no máximo, 6000k e a linha de corte deve estar sempre abaixo do retrovisor. Esses termos indicam que a iluminação dos faróis do teu carro não irá atrapalhar quem dirigir na direção contrária, não ofuscando a visão de outros motoristas.

Kit Xenon para Carro e Moto

Kit Xenon

Kit Xenon para Moto

Há também modelos de Kit Xenon para Moto. À eles se aplica as mesmas regras dos kit xenon para carro. Há vários modelos no mercado para todo tipo de moto. Sempre prefira os modelos que tem reatores pequenos e compactos e a prova de água e vibração.

Como Instalar Kit Xenon

Instalar o Kit Xenon é algo relativamente simples pra quem já está acostumado a fuçar no carro. Porém pra quem não entende, ou não gosta de trocar peças por conta própria, o ideal é ir até uma loja especializada e deixar um técnico capacitado instalar o kit xenon no seu veículo. Instalações mal feitas podem danificar a parte elétrica do carro e te deixar no escuro.

Deixe um comentário