Pagani Zonda R

Dentre todas as estrelas do Salão do automóvel deste ano, esta é a mais cara de todas. O Pagani  Zonda R, da fabricante italiana Pagani, veio para bilhar.
Equipado com um motor Mercedes-Bens AMG de 12 cilindros em V 6.0 de 750 cv, feito para levar até 1.070 Kg, o Zonda R alcança os 100 Km/h em meros 3'2 segundos, Chegando a velocidade máxima de 396 Km/h.
Projetado em chassi de Alumínio forjado e Titanium enquanto sua carroceria é toda desenvolvida em fibra de carbono, além da maioria das partes mecânicas como cambio, suspensões, desenvolvidas em carater especial, deixando o Zonda R o mais leve possível. Com essa mistura de leveza e potencia, faz do Zonda R, um carro inapropriado para as ruas. Detalhe este que chegou a gerar uma restrição para quem o compre.
Já o interior desse carro não oferece muito conforto, apesar dos assentos serem produzidos sob medida para o motorista. Com vários instrumentos e sensores para monitorar os aspectos do veiculo, a intenção é fazer com que o motorista sinta a adrenalina nas mão na hora de pilotar.
O Pagani Zonda teve o seu primeiro modelo em 1999, o Zonda C12s, que era equipado com um motor Mercedes-Bens M120 V12, Que lhe dava 408 cv de força, chegando de 0 a 100 Km/h em até 4,2 segundos.
Um detalhe interessante na história desse veiculo, é o nome. O nome Zonda, que é dado também a uma corrente de ar da Argentina, na região dos Andes. Homenagem feita ao piloto Juan Manuel Fangio, de origem Argentina, que teve participação no desenvolvimento desse carro.
Esxistem também outros modelos desse veiculo como Zonda C12, Zonda C12s, Zonda Cinque,
entre outros. Todos com produção limitada.
Até hoje a produção do Zonda R é limitada a 20 unidades por ano. Para ter uma ideia de limitação, o Pagani Zonda R exposto no Salão do automóvel deste ano, é o de numero 7.
E para quem deseja ter um desses na coleção, terá que desembolsar a bagatela de R$ 10.000.000,00. Para ter uma breve comparação, com essa mesma quantia, é possível ter 4 unidades da Ferrari 599 GTO (também presente no Salão do automóvel) ou, aproximadamente 410 unidades do Chery QQ (lançamento da fabricante chinesa Chery).
Até então, com todos estes detalhes, o Pagani Zonda R é considerado o carro mais caro do Salão do automóvel.

alão do automóvel.

Deixe um comentário