Renavam Multas

O RENAVAM - ou Registro Nacional de Veículos Automotores - é o número de identificação dos veículos registrados nos sistemas de todos os DETRANS do país. Eles seguem uma codificação e seqüência concedida pelo DENATRAN aos DETRANS de cada Estado, e, quando esse número é expedido, significa que o proprietário do veículo cumpriu todas as exigências legais. Ele é composto de oito dígitos mais um dígito verificador, e a partir dele é possível consultar multas pelo Renavam. Mas como isso é feito?

Para que serve o Renavam

O código RENAVAM é permanente, ou seja, aquele veículo sempre vai ter aquele número durante toda a sua "vida", e isso nunca será mudado, mesmo que o veículo seja transferido para outro Estado do país. Esse documento é emitido no primeiro registro do carro, e o acompanha por toda a sua trajetória, mesmo que mude de dono ou localidade. Podemos dizer que o Renavam é o "CPF do carro", e com esse número é possível consultar dados específicos do veículo.

Aprenda a consultar multas pelo Renavam

Aprenda a consultar multas pelo Renavam

Consultar multas pelo Renavam

Principalmente para quem mora nas grandes cidades do país, em que o trânsito é mais caótico, hora ou outra acabamos levando uma multa (seja ela justa ou não). O problema é que algumas vezes recebemos a multa sem saber, e por algum azar momentâneo, a correspondência com a notificação se extravia, ou chega em nossas casas faltando pouco tempo para o vencimento do pagamento (cujo valor normalmente não é baixo), nos pegando de surpresa.

Para facilitar as coisas, explicamos neste post o que fazer para consultar multas pelo Renavam, que é mais uma forma de saber como anda sua vida de motorista.

Consulta de multas pelo Renavam

Para que serve a consulta de multas pelo Renavam se é possível consultar de outras formas? É importante saber que temos diversas opções de pesquisa de multas e como utilizá-las. Pelo menos uma vez ao mês é interessante dar uma olhada e verificar se não há nenhuma notificação em seu nome que você ainda não saiba, evitando assim futuras complicações. Consultar multas de trânsito pelo Renavam pode evitar surpresas de última hora.

A consulta de multas pelo Renavam é simples. Com o número em mãos é possível pesquisar não só as multas, mas também taxas como o IPVA, entre outras informações. Em relação às multas, além de saber qual foi o motivo e o valor a ser pago, também é possível obter a informação sobre qual foi o órgão responsável pela multa.

Consulte suas multas pelo Renavam e evite sustos

Consulte suas multas pelo Renavam e evite sustos

As multas pelo Renavam devem ser verificadas pelo site do Detran da sua região. Basta acessar o portal, fazer um cadastro caso você ainda não o tenha, fazer o login com seus dados, inserir o número do RENAVAM do veículo e pronto.

Crie essa rotina mensal e evite transtornos ou surpresas desagradáveis. Seu bolso agradece!

Deixe um comentário