Retífica de Motores

Você já teve aquela sensação de que seu carro não é mais o mesmo e que parece que a cada dia que passa ele fica pior? Então, talvez seu motor possa ter se desgastado com o uso e será necessário fazer uma retificação. Claro que é sempre bom pesquisar um pouco sobre o assunto antes de sair por ai deixando qualquer um mexer no motor do seu carro e por isso nós aqui do carangas.net reunimos todas as informações encontradas para lhes pouparmos este trabalho, então fique atento e confira essas dicas sobre retífica de motores.

O que é retífica de motores

Para começar vamos explicar um pouco melhor o que é a retífica de motores. Bom, a retífica de motores é basicamente uma série de reajustes e reparos que são feitos necessários depois de um longo tempo de uso do motor. Hoje em dia, existem pessoas que se profissionalizaram nisto abrem algum tipo de local também especializado em retificação ao qual também dão o nome de “Retífica de Motores”.

Existem alguns “sintomas” ou “sinais” que são apresentados pelo motor quando está chegando a hora de fazer uma retificação, por exemplo:

  •  O aumento na quantidade de fumaça que é expelida pelo motor, o que acaba prejudicando também o meio ambiente;
  •  O aumento no consumo de óleo lubrificante, que vai prejudicando cada vez mais seu bolso;
  •  O alto consumo de combustível;
  •  A potência do carro acaba diminuindo, o que faz cm que você force e em consequência desgaste mais o seu motor;
  •  Barulhos altos vindos do motor que além de incomodar você, também pode incomodar outros motoristas;
  •  O super aquecimento do motor, o que pode levar a problemas mais graves.

Com tantos danos assim já deu para perceber o que é e qual a importância de retífica de motores.

Retífica de Motores

Retífica de Motores

Passos da retífica de motores

Talvez não seja realmente importante que vocês tenham conhecimento dos passos da retífica a final de contas quem irá cuidar disso são as pessoas especializadas no assunto, mas para todos os casos vamos deixar um pouco mais claro o que eles farão com o motor do seu carro.

O motor será inicialmente desmontado para que cada parte possa receber uma atenção especial.

  • Cabeçote

Para começar a retífica do cabeçote é feito um teste de estanqueidade (usado para verificar possíveis trincas e/ou rachadoras). depois disso é feita a verificação e soldagens de trincas.
Em seguida mais uma verificação, só que essa será a vez da face (altura). Continuando, eles fazem a verificação do alojamento de comando e plainam o topo do cabeçote em casos de solda ou empenamento. Agora é feita a retífica das válvulas e das sede de válvulas, verificam as molas, substituem os rentores de valvulas, retificam os comandos de válvulas e regulam as pastilhas. Para terminar é feita a verificação dos tuchoshidraulicos de folgas de válvulas, e a verificação de roscas de fixação das velas.

  • Bloco

Na usinagem do motor, é usada uma medida tabelada para retirar todos os riscos e brunidos dos cilindros.

  • Biela

Para fazer a retífica da biela é usada uma maquina chamada mandrilhadora de biela (maquina designada especificamente para a função)

  • Virabrequim

Na retífica do virabrequim é usada uma retífica cilíndrica que também é específica para a função e usa uma tabela de medidas de precisão que são pré determinadas pelos fabricantes dos motores.

E para terminar é feita a remontagem do motor, a qual exige redobrada atenção para que nada fique com algum tipo de falha ou fora de encaixe.

De quanto em quanto tempo e quantas vezes fazer a retífica de motores

Por incrível que pareça, quanto menos se usa o carro pior. Isso acontece porque quando o carro é usado em meios urbanos o motor nunca está devidamente aquecido o que acaba prejudicando o tempo necessário entre uma retífica e outra.

É bem provável que algumas pessoas se perguntem se um motor aguente mais de uma retífica. Para dizer a verdade a resposta para essa pergunta é bem inacreditável pois, um motor pode aguentar infinitas retíficas. Isso acontece porque toda vez que um motor é retificado ele passa por procedimentos que o fazem voltar a estaca zero e mesmo que alguma peça e desgaste a tal ponto que não seja mais possível restaura-la ela poderá ser trocada e assim toda vez que um motor for retificado, ele se tornará praticamente novo “de novo”.

Preço de Retífica de Motores

Uma das coisas que mais preocupa as pessoas que estão precisando de uma retificação é o valor, para falar a verdade este não é um procedimento barato. Dependendo do modelo e ano do carro o valor da retífica pode acabar mudando mas geralmente varia entre R$ 2.500,00 e R$ 3.000,00. Claro que é indicado que você leve seu carro a um mecânico de confiança para que ele avalie se o serviço é realmente necessário ou não e já te indicar alguém que também seja de confiança para fazer o serviço. E se o serviço se fizer realmente necessário e você estiver numa situação ruim, não se esquece que a falte deste pode lhe trazer mais prejuízos posteriormente e pode até lhes causar algum tipo de acidente então fique atento.

Bom por enquanto foi só isso, esperamos que tenhamos explicado todas as dúvidas que vocês tinham sobre o complexo procedimento da retífica de motores. Não se esqueçam de curtir, comentar e marcar +1 lá no começo do post. Até a próxima.

1 comentário
  1. Maria Eli

Deixe um comentário