Rodas de liga leve X Rodas de ferro

A roda costuma ser um item que chama muita atenção em qualquer veiculo, não apenas em sua representação estética ou na beleza, mas também na hora de dirigir, no equilíbrio do automóvel. Hoje, a maioria dos donos de carros tem vontade de equipar o seu veiculo com um belo jogo de rodas. Mas alguns fatores devem ser observados antes de qualquer substituição.

Quando se equipa um carro com rodas de liga leve, deve-se ter um cuidado maior com buracos, pedras, saliências e coisas assim. A roda de liga leve oferece menor resistência em relação à impactos, devido aos materiais usados e ao processo de fabricação.

Na roda de liga leve, é usada uma mistura de Alumínio, Silício e Ferro que através de um processo de fundição, é derramada em formas, dando assim origem às inúmeras formas dessas rodas.

Já a roda de ferro, utiliza-se, em seu processo de fabricação, chapas de aço, que são prensadas, não dando a possibilidade de muitos desenhos e detalhes.

O principal ponto positivo em relação à roda de liga leve é a ventilação que ela proporciona aos discos e tambores de freio. O que ajuda a evitar possíveis rachaduras ou trincos ocasionados por choque térmico.

Outro ponto é o peso, tendo em vista que a roda liga leve chega a ser até 30% mais leve que a roda de ferro. Isso pode representar uma certa economia de combustível e também um conforto maior na hora de manobrar.

Um outro fator importante, é a manutenção de cada uma. A roda de ferro, tem um baixo custo de manutenção. Por exemplo, pode-se usar uma marreta, caso ela desalinhe, uma mão de tinta ou uma calota nova se ela arranhar. Já a roda de liga leve, em caso de fortes impactos, podem rachar, quebrar, etc. A manutenção geralmente é feita por empresas especializadas, que podem cobrar um alto valor pelo uso de materiais, maquinas e profissionais da área. Mesmo um pequeno erro na hora de estacionar, pode comprometer não só a estética, como também a sua durabilidade.

Hoje os preços podem variar de um jogo para o outro. Existem milhares de modelos de rodas de liga leve, o que por um lado te da uma maior opção de escolha, mas dependendo do modelo, pode ser que você não consiga encontrar para substituição de apenas uma roda, por exemplo, sendo obrigado a trocar o jogo completo.

As rodas de ferro geralmente tem um formato padrão, adequado a cada tipo de veiculo. São fáceis de se encontrar, e o seu custo não é tão alto.

Hoje existem várias fabricantes de rodas de liga leve, algumas chegam a oferecer até
5 anos de garantia. E também existem milhares de calotas, de vários tamanhos, que podem até deixar a sua roda de ferro com uma aparência mais arrojada. Mas Independente do tipo de roda a escolher, essas dicas podem ser bem importantes na hora de decidir qual o melhor custo benefício.

5 comentários
  1. MARIA EDUARDA MOGRABI
  2. Marcelo Oliveira
  3. PATRICIA
  4. brigitta hedwig weiers
  5. ANGELO

Deixe um comentário