Rodas de Liga Leve

Rodas de liga leve não são apenas um opcional na hora de comprar o seu carro. Normalmente carros que são equipados com este item são mais caros que os equipados com rodas de ferro (aço), mas não é explicado ao comprador o por quê deste custo maior e o que este tipo de roda traz como benefício.

O material utilizado nas rodas de liga leve é uma mistura de alguns compostos como o alumínio que garante um menor peso, silício e ferro que as tornam mais resistentes e mais uma série de metais que pode variar conforme o fabricante. Elas são construídas utilizando o método de fundição onde o metal derretido é colocado em formas com o formato final da roda. Isto faz com que as rodas de liga leve tenham uma aparência muito superior em detrimento às rodas de ferro que são feitas com chapas de aço e normalmente todas têm a mesma cara feia.

Rodas de Liga Leve

Por serem constituídas principalmente de alumínio, as rodas de liga leve são muito mais leves que as rodas de ferro e menor peso significa menos consumo de combustível além de forçar menos o sistema de amortecimento e suspensão garantindo maior durabilidade dos componentes.

Rodas de Liga Leve

Rodas de Liga Leve

Outro aspecto interessante das rodas de liga leve se dá através de uma característica peculiar ao material de que são compostas basicamente: o alumínio que conduz melhor o calor não acumulando e esquentando discos e lonas ajudando na preservação do sistema de freio, diminuindo a temperatura do conjunto nas frenagens.

Hoje há muitas empresas que produzem milhares de rodas de liga leve por dia como é o caso da Binno, Mangels, Rodão, TSW e Vaska principais fabricantes que atuam no mercado de rodas. A oferta é incrível, hoje é possível encontrar rodas em diversos formatos e tamanhos e há, inclusive, opções de lojas que vendem pela internet e entregam as rodas em sua casa.

Deixe um comentário