Som Automotivo - Como melhorar a acústica dos Auto-falantes

Depois de um tempo, sempre queremos melhorar a qualidade do som automotivo, mas por onde começar? Pensamos em adicionar equipamentos como módulos de som, mega capacitores ou até trocamos o aparelho. Mas as vezes pode nos custar mais do que podemos gastar. Saiba que existem outras formas mais simples de melhorar o som automotivo de acordo com o seu bolso, como por exemplo, melhorando a acústica dos auto-falantes. Neste post, mostraremos uma forma simples e barata, mas que poderá lhe trazer ótimos resultados.
Em alguns casos, mesmo que os auto-falantes estejam bem posicionados e direcionados aos passageiros, não trazem aquela resposta que esperamos. Isso acontece com a falta de acústica dos locais instalados. Existem duas formas de resolver esse problema, a primeira delas é a aplicação da manta acústica. A segunda forma consiste em instalar caixas acústicas seladas. Porém, vamos por partes, como diria nosso amigo Jack.
Quando instalamos os falantes de forma simples, ou quando eles vem instalados de fabrica, a acústica acaba sendo um tanto inadequada para a resposta os auto-falantes, o som se propaga por outros lugares e o resultado final, bem, não é o que sempre esperamos. Para isso, podemos aplicar as mantas acústicas. Essa aplicação é feita por trás do auto-falante, assim selamos o local onde estão instalados e damos uma melhor acústica ao local que o auto-falante está instalado. E o melhor de tudo é que você notará com facilidade a melhoria do som, mesmo que você não seja experiente no assunto. Com essa técnica você não precisará realizar nenhuma alteração.
A segunda é a instalação de caixas acústicas. Essas caixas no geral, são feitas em fibra de vidro ou madeira e podem ser de 2 à 15 litros de volume interno. Elas ficam parafusadas no chão do veiculo do lado do motorista e do passageiro. Como se encontram do lado do pés do motorista e do passageiro, levam o nome de "pezinho ou kick-panel". Com a adição das caixas seladas, você tem uma melhor direção do som, e a acústica dos falantes é perfeita. O formato pode variar para cada tipo de veiculo afim de não causar incomodo, devido o local onde é instalado.
Essas são formas simples, não são caras e o custo benefício é bem alto. São fáceis de se encontrar e instalar. Com essas dicas, você terá o resultado esperado, independente se for um sistema simples de som, ou um projeto bem elaborado.

Deixe um comentário