Subwoofer automotivo

Usado para reproduzir sons cuja freqüência é abaixo dos 45 Hz, o Subwoofer automotivo é um item indispensável ao seu sistema de som. Ele que é responsável pelas batidas graves e sub graves dando aquela potência precisa para um bom projeto de som automotivo. São alto-falantes de diâmetro grande, pois para a freqüência que ele trabalha, é necessário movimentar muito ar.

Nos dias de hoje, é possível encontrar diversos modelo de Subwoofer automotivo, com vários formatos e diâmetros, porém os mais utilizados são os que possuem o cone redondo com tamanhos de 8", 10" e 12" - mas você pode encontrar com medidas entre 6"e 60", usados em casos especiais.

O real trabalho do Subwoofer automotivo está entre o tempo de resposta e a resposta da freqüência em função do seu cone, exemplo: Se pegarmos um Subwoofer automotivo com um grande cone, a sua excursão pode movimentar grandes quantidades de ar, o que resulta em uma alta pressão sonora em freqüências sub-graves menores que 30 Hz. Entretanto, haverá uma demora no tempo de resposta de sons graves. Sons graves de batida rápida, podem ficar embolados. Já os Subwoofer automotivo de cone pequeno ocorre o contrario. O que se torna um desafio para as fabricantes que têm o objetivo é buscar cones pequenos que não ocupam tanto espaço, consigam detalhar as freqüências graves e prejuízos atingindo máxima potência nos sub graves sem afetar o tempo de resposta.

Normalmente, você encontra Subwoofer automotivo em conjunto com caixas acústicas ou somente o alto-falante. As caixas acústicas ou quando só os alto-falantes são considerados como Subwoofer automotivo passivo, quando a sua alimentação é feita por amplificador externo. No caso de som automotivo, é o mais utilizado. Uma vez que o funcionamento é comparado a alto-falantes de freqüência média e aguda, pode se usar o mesmo tipo de cabo com os sinais de alta-tensão. Estes ainda possuem divisores de freqüência que só permitem a passagem dos graves e sub-graves para o falante.

Deixe um comentário